sexta-feira, 26 de julho de 2013

Pseudo foto

Muito antes de ser campista, eu, Bárbara, já era uma pseudo fotografa. Quero que fique claro, que até hoje, ainda me considero uma pseudo fotografa, e espero continuar assim pelo resto dos meus dias. Digo isso porque acompanhando a palavra fotografia, que para alguns podem não ter sentido, me deparo com mestres do ramo, que nem se comparam a mim, ou a o que eu espero ser. Deixo claro também, que só conheço fotógrafos de verdade de livros, os que se dizem fotógrafos são todos como eu; não passam de pseudos. 
Buzios- Rio de Janeiro

Ubatuba- São Paulo

Angra dos Reis - Rio de Janeiro

Americana- São Paulo

Angra dos Reis- Rio de Janeiro

Paraná


Cabo Frio- Rio de Janeiro

Paraná

Campinas- São Paulo

Holambra- São Paulo

Holambra- São Paulo


Salvador- Bahia

Pelas poucas fotos que postei aqui, não é difícil perceber que sou encantada por cores e contrastes, gosto de fotografar a vida, mas a que menos me encanta é a humana,. O campismo me deu uma oportunidade única de estar perto daquilo que gosto de fotografar, e minhas acampadas se tornaram grandes viagens fotográficas.
Aproveitem o contato com a natureza, e registrem toda forma de vida existente, pois a vida registrada pela sua lente vai ser eternizada, já a sua, é uma pseudo vida, e em breve partirá.

Até logo campistas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Camping Fazenda das Pedras - Itu

Desculpem a demora para escrever esse post. Voltamos do camping no dia 21/07 e só estamos escrevendo hoje, quatro dias depois. O motivo? Ainda não acreditamos que estamos em Americana, e a lesera pós acampamento ainda nos ataca.
Esse post é exclusivamente dedicado a falar mais sobre o camping Fazenda das Pedras, mostrando seus pontos positivos e negativos. 
Escolhemos ir para lá, através de pesquisas que fizemos no nosso amado Google, e também nos demais blogs campistas. Estávamos bem animados para chegar lá, pois encontramos poucos pontos negativos no camping, e criamos uma expectativa imensa.Chegamos e damos de cara com essa vista:


Quem não se anima com isso? Uma visão magnifica das montanhas rochosas que cercam a cidade de Itu.  Seria ótimo acordar com uma vista dessa ao sair da barraca, mas já tínhamos ouvido falar muito dos ventos na região, então escolhemos um lugar escondido entre as pedras enormes da fazenda.




Quantos as áreas disponíveis para acampar na Fazenda das Pedras, tenho um pouco do que reclamar. É muito difícil encontrar áreas grandes e planas, e as que existem são bem longes dos banheiros, e lava louças. Quanto aos banheiros, eles são bem limpos e agradáveis, sempre viamos uma funcionária limpando os banheiros, e isso é um ponto SUPER positivo do camping.

               .                     

Maaas, nem tudo são flores. Em todo o camping, só existem dois banheiros. Então quando for para lá, você deverá fazer uma escolha muito importante: ou você fica num terreno bom ou fica perto do banheiro. As duas opções juntas, são bem difíceis de conseguir.


Quando entramos no site do camping, vimos que ele era cheio de atividades, e pensamos que não íamos ficar paramos um minuto. Depois de montar a barraca, cansados, resolvemos ir na piscina aquecida, e THÃRAM, estava em manutenção. Decidimos então ir na piscina semi olímpica, e THÃRAM, também estava em manutenção. No sábado decidimos ir dar uma olhada na lojinha, e THÃRAM, estava fechada. Fomos na tirolesa, que era ao lado, e THÃRAM, nenhum funcionário. Para fechar com chave de ouro, do domingo tínhamos nos programado para o passeio de trenzinho pela fazenda , e THÃRAM, o 'maquinista' estava de folga, sim, folga no dia mais lotado na fazenda. 
Fora nossa falta de sorte em escolher o final de semana errado, nos divertimos bastante, mas tivemos que sair da fazenda para isso. A única coisa que fizemos na fazenda, foi uma trilha de 30 minutos que leva a um lago. A trilha é bem legal, e no final tem uma vista bem bacana. Quando escurecia, tínhamos outro problema, o camping possui muito poucos postes de luz. Ainda bem que vamos vem preparados, e tínhamos muitas lanternas e lampiões para poder andar pelo camping. 

                                                      

Pode parecer que reclamamos muito, mas as funcionárias da recepção também deixaram a desejar, a maioria delas, trabalhava com uma má vontade evidente,e quer uma coisa que nos irrita é isso. Achamos que o trabalho que dignifica o homem, e o que temos que fazer é agradecer sempre por ter a oportunidade de trabalhar.
Fora os imprevistos, que vou contar em outro post, nos divertimos bastante nesse acampamento, ainda mais porque tivemos companhia de nossos parentes queridos, foi a primeira experiência deles, outra coisa que vocês verão no próximo post. Para finalizar essa postagem bem, vamos colocar uma foto linda pra vocês.

Mais lindos que nós, impossível! 

Até logo campistas

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Partindo


Já estamos de malas prontas. Sabem por quê? Porque amanhã é dia de acampar!! Partiremos cedo para a cidade de Itu, com destino ao camping Fazenda das Pedras. Será nosso primeira experiência em Itu, então, esperamos que o tempo colabore. Nessa camping não vamos sozinhos, teremos a companhia do Odir; pai da Bárbara, da Shirlei; mãe da Bárbara, da Beatriz; irmã da Bárbara, e da Maria Elena; tia da Bárbara. Com a parentada em peso, temos certeza que estamos as vésperas de dias muito agradáveis. Para quem quiser saber mais do acampamento em tempo real, é só nos seguir no Instagram (bfdemarchi e mrplima) Voltaremos na segunda, com o post do acampamento. 

Até logo campistas


Alimentação campistas II

Para quem ainda não tem uma mini geladeira para levar para o camping, fica difícil esbanjar de opções de alimentação. Além das comidas prontas, que eu particularmente não gosto, as opções não são muitas, e temos que nos virar como podemos. Nesse post, vou falar das opções para o almoço e o jantar.



- Arroz: não dispensamos um arroz branco pelo menos em uma das refeições no dia. Existem opções prontas, mas é tão fácil de fazer, que não custa levar um saquinho pequeno para o camping










- Feijão: não costumamos levar, mas pra quem não dispensa o feijãozinho com arroz, as opções enlatadas são boas. Você só precisa acrescentar uns temperinhos, e fica uma delicia.









- Tempero pronto: para não ter que ficar amassando o alho e picando cebola, já que eu achamos que tudo que é mais prático é melhor, levamos sempre um tempero pronto para o que vamos cozinhar.











- Cebola: não estraga fácil, portanto sempre levamos algumas para acrescentar em alguns alimentos, e até mesmo na salada.












- Palmito: ótima opção para uma salada, ou até mesmo para variar um molho. Com o vidro fechado, aguenta muito tempo fora da geladeira. Vale a pena comprar embalagens com a quantidade certa para consumo em uma refeição.









- Conservas: ótimas para saladas, ou para variar em molhos e afins. Como o palmito, com a embalagem fechada, aguentam bastante tempo sem geladeira.







- Calabresa: em qualquer supermercado você encontra calabresas embaladas a vácuo que não precisam ser resfriadas. A embalagem contém um óleo dentro que as conserva sem resfriamento. Vale lembrar que os alimentos devem ser guardados dentro da própria embalagem em que vieram.






- Macarrão: não é porque está acampando que deve deixar de lado a macarronada de domingo. É muito fácil fazer macarrão em qualquer lugar, inclusive no camping. O único problema é que o fogão do acampamento pode não ser tão bom quanto o de casa, e a água geralmente demora um pouquinho mais pra ferver.






- Miojo: pra quem quer facilidade e rapidez, o miojo é a melhor solução já encontrada pelo homem. Pode ser comido como sopa, ou como macarronada. Uma ótima opção pra mulherada que gosta de praticidade. Pra você que não saber o miojo também pode ser gourmet. Algumas saladas, muito bem elaboradas, usam o miojo cru para ficar crocante. Nós já experimentamos, e fica bem gostosinho.




- Molho pronto: atualmente, acho que só minha vó retira a polpa do tomate para fazer molho. Toda dona de casa que se prese saber que os molhos prontos são uma facilidade incrível. Tem de vários sabores, com certeza algum vai agradar.





- Meu segredo: eu, Bárbara, particularmente cozinho bem, e isso vem de família. Minha mãe é cozinheira, então não tinha como não aprender. E esse é literalmente o segredo de tudo que eu e minha mãe fizemos. Esse temperinho é uma deliciia! Usamos em tudo, até na salada. Vem em tubinhos, e costuma calcular um deles para cada refeição no camping.






Fora os churrascos, esses são alimentos que sempre comemos em nossos acampamentos. Como já disse em outros posts, evitamos alimentos prontos. Quem tiver mais dicas de alimentação campista, deixe nos comentários, assim podemos ir sempre mudando nosso cardápio.

Até logo campistas

terça-feira, 16 de julho de 2013

Alimentação campista.

Para quem ainda não tem uma mini geladeira para levar para o camping, fica difícil esbanjar de opções de alimentação. Além das comidas prontas, que eu particularmente não gosto, as opções não são muitas, e temos que nos virar como podemos. Nesse post, vou falar das opções para café da manhã, e da tarde.

Café da manhã e Café da tarde
Sem geladeira fica impossível armazenar aquela margarina para comer com um pão bem quentinho, então sempre nos viramos nos café da manhã com alimentos de fácil armazenamento.


- Pão de cachorro quente: continua macio com o tempo, aguenta uma semana fácil, e para ajudar, costumamos esquentá-lo em uma frigideira para ficar quentinho. Mantenha o alimento dentro da embalagem que veio, pois normalmente são feitas para melhor conservação do produto.






- Salame: não gostamos de pão sem nada, então usamos o salame como um substituto do peito de peru que estamos acostumados a comer. Compramos o salame já fatiado e embalado a vácuo com um óleo que o conserva bem, como a foto abaixo. Mantenha o alimento dentro da embalagem que veio, pois normalmente são feitas para melhor conservação do produto.





- Provolone: para substituir o queijo fresco, o provolone é uma boa opção. Para quem não gosto do sabor forte desse tipo de queijo, tirar a casca mais escura que o envolve, faz com que o sabor fique menos acentuado. Mantenha o alimento dentro da embalagem que veio, pois normalmente são feitas para melhor conservação do produto.






- Polenguinho: não costumamos levar, mas porque não gostamos. Se mantido ao ar livro o polenguinho aguenta uns bons dias.


- Geleia: Nós não curtiamos muito comer geleia antes de começar a acampar, mas começas a gostar quando nos pareceu a única opção mais "molhadinha" para comer. Procure as que tem uma tampa com rosca pois ajuda a conservar o alimento.






- Bolo pronto: ótimo para acompanhar um chazinho, leite quente ou até mesmo um cafezinho. Também na opção rocambole, esses bolos são uma delicia. Mantenha o alimento dentro da embalagem que veio, pois normalmente são feitas para melhor conservação do produto.






- Achocolatado pronto: substitui nosso leite com achocolatado do dia a dia. A quem prefira levar a caixinha de leite e o achocolatado, mas nós adoramos esse negocinho, principalmente gelado. Como vem em embalagens individuais e bem lacradinhos, colocamos ele na água com gelo que acumula durante o resfriamento da bebida diária, pela noite, e tomamos ele bem geladinho no outro dia.





- Frutas:  maioria delas não estraga facilmente se ainda estiver da maneira como comprada, e ao ar livre. Não retire cascas, folhas, talos nem sementes, deixe elas em algo que sirva de fruteira, e elas se manterão frescas para consumo.









Bom, isso é o que costumamos comer no café em nossos acampamentos. Alguns blogs de comida campista tem umas dicas bem legais para alimentação nessas horas do dia. Não custa acompanha-los para tentar dar uma variada no cardápio. 


Até logo campistas

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Como confiar na previsão do tempo?

Parei para pesquisar nos sites de previsão do tempo, como estará o tempo em Itu, entre os dias 18 e 21 desse mês. Como vamos acampar, lógico que esperávamos que a previsão mostrasse que dia fazer aquele sol gostoso, e nenhuma gota de chuva caísse do céu. Mas, para nossa surpresa, confiram os dados que encontramos em 3 sites diferentes.

QUINTA, DIA 18
-Climatempo diz: sem chuva
- Tempo agora diz: sem chuva
- CPTEC diz: Só 5% de chance de chover!

Ficamos animados quando o vimos o primeiro dia fomos para o próximo.

SEXTA, DIA 19
- Climatempo diz: 15 mm de chuva
- Tempo agora diz: sem chuva
- CPTEC diz: Só 5% de chance de chover!

A animação já diminuiu, mas arriscamos e fomos ver o próximo dia.

SÁBADO, DIA 20
- Climatempo diz: 12 mm de chuva
- Tempo agora diz: sem chuva
- CPTEC diz: 90% de chance de chover!

Já estávamos desanimados, e fomos para o ultimo dia.

DOMINGO, DIA 21
- Climatempo diz: 2mm de chuva
- Tempo Agora diz: sem chuva
- CPTEC diz: 65% de chance de chover!

Estavamos tão desanimados que chegamos a uma conclusão: se for pra acreditar em uma previsão vai ser na nossa mesmo, que diz: OLÁ CAMPISTAS, VOCÊS TERÃO DIAS MARAVILHOSOS, INDEPENDENTE DO CLIMA. DEIXEM OS SITES ESTÚPIDOS DE LADO E COMECEM LOGO COM OS PREPARATIVOS. E assim fizemos.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Equipamento: Lonas

As danadas são indispensáveis em qualquer acampamento, por menor que seja. Nós temos de diversos tamanhos, todas elas da nautika, pois achamos elas resistentes e leves.




Como já perdemos alguns gazebos para o vento, decidimos que não gastaríamos mais dinheiro com eles, e passamos a fazer uma tenda com lona, e até agora, não temos o que reclamar das danadas. Para terem uma ideia vou dar um exemplo da quantidade de lonas que levaremos no nosso próximo acampamento em 6 
pessoas.

- Uma lona 4x8 m para fazer a tenda
- Uma lona 5x3 para contra piso da Quechua T4
- Uma lona 4x5 para contra piso da Quechua T6.2
- Uma lona 3x4 para usar como piso embaixo da tenda
- Uma lona 3x3 para possíveis mudanças climáticas intensas

Sim, pode parecer exagero, mas usamos todas elas na maioria dos acampamentos. Na próxima acampada tiro foto da nossa tenda de lona e posto para vocês.

Até logo campistas

terça-feira, 9 de julho de 2013

Equipamento: BARRACA NOVA!!

Fomos na Decathlon ontem a noite e não resistimos, acabamos adquirindo uma barraca nova. A tão sonhada Quechua T6.2 !! Na próxima acampada ela servirá de abrigo para a Shirlei e o Odir, pais da Bárbara, enquanto nós temporariamente vamos continuar na nossa pequeninha, a Quechua T4.
Sei que muitos de vocês tem essa barraca, portanto deem dicas! 

Até logo campistas

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Camping Sakurá - Brotas

Como não amar as aventuras que Brotas nos oferece? Brotas é com certeza o melhor lugar para quem quer curtir dias de muita aventura e dar muitas risadas. Nosso camping na cidade, foi na Fazenda Sakurá, e levamos nosso primo e a namorada para nos acompanhar nessa aventura. O camping não oferece opções de lazer além da piscina, a principal atração é realmente os esportes que são praticados no rio jacaré pepira. Mas depois de chegar do rio, acabados de tanto remar, a piscina nos acolhia com uma vista maravilhosa.

O banheiro do camping é bem limpo. São dois banheiros, cada um com dois chuveiros quentes, e como só estávamos em 6 casais em todo o camping, isso supria bem as necessidades, com o camping lotado, acho que a quantidade de banheiros deve ser pequena, e a situação bem difícil.
Chegamos em uma sexta-feira depois a tarde, portanto montamos nossas tralhas e ajudamos os campistas de primeira viagem com as deles. Depois de tudo montado, os homens foram pra cidade comprar uma carne pro churrasco, enquanto as mulheres aproveitavam a piscina.
No sábado já tínhamos reservado com a VACA NAUTIKA, umas das muitas agencias da cidade, de fazer o rafiting, e partimos para o rio. Escolhemos essa agencia porque era a que  oferecia uma quilometragem maior para a descida. E lá fomos nós.

No domingo, fizemos uma trilha que chegava a quatro cachoeiras. Como faz um tempinho que fomos, vou ficar devendo o nome das cachoeiras pra vocês, mas apenas uma delas formava uma piscina natural para banho, e como estávamos acabados do dia anterior, resolvemos deixar o banho de lado. 

Nesse post, quero apresentar vocês a Miriam e ao Ederson, mais conhecido como Edinho. que depois dessa acampada acabaram virando parceiros de outras. Damos muita risadas juntos, portanto adoramos acampar com eles. A Miriam é a responsável pelas melhores  pérolas nas nossas acampadas.
Pra quem está achando que tudo foi uma maravilha está enganado. Prestem muita atenção na história que vem a seguir:

Todos cansados, resolveram dormir. Enquanto os dois casais dormiam como anjos, São Pedro resolveu acordar, e acordou com tudo. Chuva foi pouco pro que tivemos naquele dia. Era muita água, muitos raios e muitos trovões. O gazebo voou, a comida molhou, a barraca inundou e a Bárbara chorrou e ligou para se despedir da família, achando que ia morrer. rsrs. O acampamento foi devorado pela tempestade, mas até todos riem quando lembram da ligação desesperada da Bárbara.

Enfim, a Bárbara ficou viva, tão viva que até aguentou a trilha do dia seguinte.

Depois da trilha voltamos para casa já com saudades de Brotas, e com certeza ainda vamos fazer rafting muitas outras vezes. Campistas, criem coragem para encarar o rafting, e quando forem para Brotas nos convidem, que estamos dentro com certeza.

Até logo campistas

sábado, 6 de julho de 2013

Equipamento: televisão

Como ir acampar sem perder a novela das 9? Precisávamos de uma tv URGENTE! Foi ai, que andando pelo Walmart da cidade de Sumáre, interior de São Paulo, encontramos essa mini mini mini televisão. São só 14 polegadas, mas que já garantem a novela pra mulherada.
Adoramos nossa nova aquisição, que será testada no nosso próximo camping, dia 18 desse mês! Quem quiser aproveitar o camping com a gente, vai conferir a estreia da SUPER TV, que já ganhou até uma SUPER antena de um caminhoneiro amigo nosso.  Além de usar como tv, adaptaremos falantes, desses de computador, pra usar como som. Espero que quebre o galho.

NOTICIA DE PRIMEIRA MÃO: Hoje pela manhã convencemos a Shirlei e o Odir, pais da Bárbara, para encarar uma acampada! Eles estão tão animados que já vão adquirir hoje uma Quechua T4.2 ! O Odir, com 46 anos, sempre teve vontade de acampar, mas a Shirlei, com 45, tem pavor a sapos, e achava que em todo acampamento eles iam lhe fazer uma visita! Depois que voltarmos do acampamento, postamos a reação dos nosso aspirantes pra vocês.


Ai estão nossos novos campistas ! HUHUUL


Até logo campistas

sexta-feira, 5 de julho de 2013

NOSSO LOGOO !!!

Vim compartilhar com vocês o logo do nosso blog !!!!! 
Fomos nós mesmos que fizemos. Bem simples, mas acho que simplifica bem a ideia. 

APROVADO CAMPISTAS?
Já estamos até pensando em fazer adesivos... o que acham?

Até logo!


Equipamentos: Mesa e cadeiras

Qual a melhor hora do dia? A HORA DE COMER!! 
Em um acampamento que se preze, não pode faltar uma mesa dobrável e cadeiras dobráveis. Uma das nossas maiores preocupações quando fomos comprar a mesa, era que fosse de uma material resistente, durável e de limpeza fácil. Temos uma paixão por objetos de madeira, mas apesar de admitir que eram as mais bonitas, queríamos fugir delas, pois na maioria das vezes são muito pesadas, e se guardadas inadequadamente ficam com um cheiro insuportável. Portanto, em um dos passeios mensais pela Decathlon, encontramos a nossa escolhida:

A escolhida é da Quechua (nossa marca preferida), e apesar de ser fabricada em alumínio, tem um desenho que lembra madeira na parte superior. O tamanho dela é o ideal como ainda não temos uma família grande para aumentar nossas tralhas. 
Voltamos todos felizes para casa com a mesa, e naquela noite até fiz um filé a parmegiana para estrear ela no quintal. Com o jantar pronto, fomos nos sentar na mesa e... OPA! NÃO TEMOS CADEIRAS! Obvio que pegamos as caideiras de casa e fomos comer a parmegiana, mas no outro dia, voltamos pra Decathlon pra buscar as cadeiras. 
Chegando lá, outro problema! A maior preocupação na escolha era que fosse resistente, e novamente a nossa escolha foi da Quechua (muito amor). Inicialmente fomos direto para as que tinham braços, mas quando fomos sentar, OPA, OUTRO PROBLEMA. O que Matheus tem de alto, Bárbara tem de quadril, e ele simplesmente se negou a ficar confortável na cadeira. Então ficamos com a da mesma linha, mas sem braços:


Até agora continuamos com a mesma cadeira. Super resistente, e nunca nos deu nenhum problema. Gostamos tanto delas, que nem quando vamos a praia as deixamos de lado, preferimos essas, do que as de praia.
E vocês, o que acham das mesas e cadeiras que temos no mercado? 

Até logo campistas